quinta-feira, 14 de agosto de 2014


Renato Canini (1936-2013)

Cartunista. Ele foi um ilustrador brasileiro, conhecido por seu trabalho em diversas publicações, como "O Pasquim", "Pancada" e para a Editora Abril, onde ilustrou histórias em quadrinhos da Disney e destacou-se desenhando o personagem Zé Carioca, ao qual atribuiu seu traço pessoal e uma identidade mais brasileira, distanciando notavelmente este personagem do estilo Disney original.
Nascido em Paraí, na Serra Gaúcha, Canini viveu em Frederico Westphalen até a morte de seu pai, aos dez anos idade, quando foi morar com uma avó e uma tia em Garibaldi.
Fã de Elvis Presley, música evangélica e italiana, vivia em Pelotas, Rio Grande do Sul, com a esposa Maria de Lourdes, também desenhista, a quem conheceu quando ela desenhava charges para o Diário de Notícias, de Porto Alegre. Em 14 de outubro de 2005, foi condecorado pela Câmara de vereadores da cidade com o título de "Cidadão Pelotense".




Fonte: Wikipedia http://pt.wikipedia.org/wiki/Renato_Canini

Ivan Saidenberg


Ivan Saidenberg (Piracicaba12 de novembro de 1940 — Santos30 de setembro de 2009) foi um quadrinista brasileiro.
Iniciou-se nos quadrinhos (banda desenhada) em 1960, juntamente com seu irmão, Luiz Saidenberg, fazendo HQs de terror e aventura para as editoras La Selva, Outubro e Taika.[1] Como Luiz fazia as ilustrações, Ivan especializou-se em roteiros e argumentos, embora fosse também desenhista.
Em 1970 entrou para os Estúdios Disney da Editora Abril, onde ficou até 1985, escrevendo ao longo de sua carreira cerca de mil roteiros para diversos personagens, entre eles, Zé CariocaPato DonaldPeninhaMickey e Pateta, e trabalhando ao lado de artistas como Renato Canini e Waldyr Igayara. Para os Estúdios Disney, criou o Morcego VermelhoMorcego Verde (Zé Carioca), Pena KidPena das Selvas, Penado (O Espírito que Desanda) e os primos do Zé Carioca, entre outros.
Seus esboços (breakdownrough ou transl. rafe) ficaram conhecidos dentro dos Estúdios Disney pelo dinamismo e pela fluidez de movimento dos personagens, às vezes perdidos na passagem para o nanquim, que exigiam atenção redobrada dos profissionais da arte-final. Escreveu outras várias centenas de roteiros para estúdios brasileiros, tendo colaborado com a Turma do Pererê, de Ziraldo, a Turma do Lambe-Lambe, de Daniel Azulay, e a Turma da Fofura, de Ely Barbosa, juntamente com a esposa Thereza e a filha Lucila.
Criou também personagens próprios, como o piloto de corridas Va-Va-Vum (revista Crás) e Rei Napo, o Leão, sátira política ao governo de João Batista Figueiredo, publicada pelo jornal City News, de Campinas, onde morou de 1971 a 1988. Viveu ainda por dezesseis anos no Estado de Israel, onde ilustrou histórias infantis de autoria de sua esposa, Thereza.
Recentemente voltou ao Brasil e a colaborar com HQs da Editora Abril. Saidenberg faleceu em 30 de setembro de 2009, devido complicações do diabetes e insuficiência arterial.[2]
Sua filha, Lucila Saidenberg, lançou, em maio de 2013, um livro em sua homenagem, "O Homem que Rabiscava, Vida e Obra de Ivan Saidenberg", pela editora sob demanda,[3] Clube dos Autores, nas versões digital e impressa[4], além de um blog, também dedicado a obra do pai,[5] novembro do mesmo ano, a Marsupial Editora publica o e-book para Kindle "A História dos Quadrinhos no Brasil", uma compilação de textos publicados por Ivan no "Jornal Hoje" de Campinas;[6]. Em 2014, a Marsupial Editora anunciou o lançamento em formato de bolso de "O Homem que Rabiscava, Vida e Obra de Ivan Saidenberg".

Fonte: Wikipedia


Nenhum comentário:

Postar um comentário